A Cultura e a Terra

Em seu livro A Revolução de Uma Folha de Palha, publicado em 1975, Masanobu Fukuoka escreveu o seguinte:

Cultura é geralmente entendida como algo criado, mantido, e desenvolvido somente pelo esforço da humanidade. Mas cultura sempre tem suas origens na parceria entre homem e a natureza.

Isto é, quando homem vê na natureza uma força a ser dominada, domada, controlada, destruída; apenas um recurso a ser aproveitado, consumido, gastado, convertido em riqueza, seria reflexo de uma cultura egoísta, consumista, fraturada, violenta, fortemente estratificada, injusta, uma cultura que valorizaria muito mais construir um shopping do que uma escola, uma cultura que prefere ignorar problemas sociais do que solucioná-las, ou que busca soluções brutas que funcionam para manter cada classe social em seu lugar do que soluções cooperativas e eticamente justas com finalidade de integrar as classes e formar uma cultura mais justa e igual.

Em várias regiões do mundo, a prática de queimar uma área para prepará-la para cultivo é antiga e normal. A matéria orgânica queimada devolve nutrientes à terra em uma forma imediatamente disponível às plantas. Em regiões de clima temperado ou frio, essa prática tem um certo benefício. Em regiões tropicais, a pratica é altamente destrutiva. A terra destituída da sua cobertura fica exposta à radiação solar, destruindo os nutrientes na terra. A terra queimada se torna dura, dificultando a penetração de água. Tudo nos primeiros centímetros da terra morre e a terra perde sua estrutura, dificultando a penetração por raízes de qualquer coisa plantada. Sem cobertura, a terra fértil vai embora com o vento, deixando uma terra muito menos fértil. E se chover depois de queimar tudo, a chuva leva tudo embora: nutrientes, terra fértil, cinzas….
burn2 burn3 burn4

 

 

 

 

 

 

 

 

burn1

Mas ele não queimou essas áreas com intenção de receber algum benefício para a terra. Depois de envenenar tudo, era simplesmente mais expediente para ele queimar o capim envenenado e morto. Qualquer benefício que poderia ter recebido pela queima, mesmo de curto prazo,  ele perdeu nas chuvas fortes de ontem e hoje.

Deixou a terra morta em uma área de nascentes.

O que significa para a cultura?

rainbow

Leave a Reply