A estrada de Tapuio

a estrada de Tapuio
Segure bem os seus testículos ou os perderá na subida!

Há três semanas eu e mais três pessoas trabalhamos debaixo de um sol firme e infernal com enxadas consertando os piores trechos da estrada de Tapuio, fechando buracos, enchendo valas, e tirando pedras. Passamos a tarde inteira curvados à terra.

Aquela estrada liga Tapuio a várias comunidades. As pessoas que trabalham em Tapuio dependem da estrada para poder ganhar seu pão; os moradores (eu, no caso) para encontrar conforto e sossego depois de sofrer o barulho, caos de trânsito, e desrespeito que caracterizam o quotidiano aqui em Iconha.

A Prefeitura não acha politicamente expediente consertar ou manter a estrada e a última administração a efetuar um conserto lá foi a de 2008. Desde então, apesar de promessas não cumpridas, nada tem sido feito.
Somos nós, os moradores e trabalhadores de Tapuio, que mantemos a estrada. (Para que fiquem claros, muitos usam o nome de Tapuio mas pouquíssimos têm terreno ou casa lá, menos ainda que contribuem à sua manutenção.) (Pior ainda, certos políticos acham justo tirar a terra de Tapuio para manter estradas para outros em áreas mais abaixo.)

Passamos a tarde inteira trabalhando, só para os motoqueiros chegarem no final da semana para estragar todo o nosso trabalho.

Passam 4, 10, até 30 motoqueiros, voando em suas motos leves, jogando pedras e criando valas, destruindo horas e horas de trabalho, completamente indiferentes à nossa situação lá. Falamos com eles e respondem que têm direito, pois a estrada não é pública? Como pagam seus imposto, segundo o raciocínio deles, têm todo direito de causar qualquer estrago, qualquer dano, como se fossem os donos da estrada. Não lhes importa saber que nós depois não temos como chegar em casa senão a pé. Já subiu 800 metros carregando açúcar, feijão, arroz, e leite? Imagina carregando bujão de gás.

Eles vem de Piúma, de Marataízes, de Anchieta, e de Iconha.

Vocês não têm vergonha, motoqueiros fdp? Ahhh, esqueci, têm vergonha não. Como de costume por aqui, a noção de comunidade só existe no sentido de como a comunidade pode servir os interesses do indivíduo. Egoísmo acima de tudo, o morador e trabalhador de Tapuio se danem.

Pois fiquem avisados, motoqueiros fdp, ninguém aguenta mais a sua presença lá. A estrada de Tapuio não é sua trilha pessoal. A prefeitura nos abandonou e cansamos de suar para manter a estrada só para ver vocês destruí-la. Nós vamos defender nossa estrada.

Agora, motoqueiro fdp, faz o favor de cair e quebrar o pescoço.

Salve Tapuio

Leave a Reply